COMANDO TÁTICO

MOTORIZADO

 

          A Polícia tem nas mãos a tarefa infindável de manter subjugadas as forças ou energias anti-sociais. Ela persegue, com o máximo de tenacidade, as Infrações Penais, ou sejam, as rebeldias e desobediências, que vontades recalcitrantes opõem-se ao império benfazejo da lei e da ordem.
          O Estado do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza, tem sido alvos nestes últimos meses de uma onda freqüente de crimes violentos, sendo, assaltos a carro-forte, a bancos, assaltos com reféns e etc, praticados pelos “Modus operandi” de quadrilhas organizadas, seguido dos crimes contra a vida e ampliação de áreas onde ocorrem conflitos de gangues, geralmente com presença juvenil, onde faz-se necessário a presença de uma força policial, atuando em patrulhamento motorizado e especializado, nesses tipos de ocorrências com características ostensivas, procedendo rondas diuturnamente.
          O emprego desta Cia Tático Móvel será adequado de maneira a cobrir as principais rotas de fuga de Fortaleza, causando uma sensação ostensiva de segurança pública e mostrando que ela estará pronta para os diversos tipos de enfrentamento, visando sempre o bem maior, que é a vida do cidadão.
          Tal procedimento se faz necessário para que a sociedade mantenha a credibilidade na Polícia Militar do Estado do Ceará, bem como, a certeza do interesse nosso em responder com eficiência a essa ânsia da sociedade Alencarina, e o Batalhão de Polícia de Choque, especificamente o COTAM, assumirá sem nenhuma dúvida esta missão de tropa de reação do Comandante Geral.

 

 

 
 

Histórico

           O Comandante Geral da PMCE, preocupado com o crescente índice de violência em nosso Estado, criou, no dia 09.09.1999, o Comando Tático Motorizado, denominado “COTAM”, que será uma tropa de reação do Batalhão de Polícia de Choque com a missão de coibir e combater os crimes violentos ocorridos na esfera do Estado do Ceará e região metropolitana de Fortaleza, tais como: roubos a bancos a estabelecimentos comerciais e similares, ao crime organizado a criminosos armados em locais de difícil acesso e combate as gangues delinqüentes.

          Criado para atuar em operações de apoio ao policiamento ostensivo geral; considerando o que está descrito nas normas gerais de ações do COTAM. As composições de serviço do COTAM só deverão ser acionadas para atuar em ocorrências específicas.

          Em seu expediente de rotina a 2ªCia de Choque inicia seus dias com treinamentos multidisciplinares que aprimoram o físico e técnica de seus policiais como; educação física, defesa pessoal, armamento e equipamento, tiro de combate, doutrina de choque, gerenciamento de crises, dentre outras disciplinas.

 

 

Página Inicial

Home COTAM Comandantes Galeria de Fotos Patrulhamento Urbano Código de Honra Saiba Mais